VPN no Ubuntu/Debian

De Wiki CTIC

Passo-a-passo para instalação e utilização do novo acesso à VPN da UFPA Linux (Ubuntu/Debian)

Caso você já tenha a versão antiga da VPN instalada, deve-se primeiro removê-la

veja aqui como removê-la

Instalação:

O primeiro passo para esta instalaçăo é se tornar o usuário root da máquina. No terminal, digite o comando sudo su - e digite a senha, como na tela abaixo:

Figura 1


Depois, deve-se instalar o aplicativo openvpn juntamente com o pacote resolvconf, por meio do comando apt-get install openvpn resolvconf, como na tela abaixo:

Figura 2

Depois, acesse o diretótio /etc/openvpn como na tela abaixo:


Figura 3


No diretório /etc/openvpn, deve-se fazer o download do aplicativo UFPAvpn-config-Debian-Ubuntu.zip para a sua máquina. Clique aqui ou digite o comando:

 wget http://www.ctic.ufpa.br/vpn/files/UFPAvpn-config-Debian-Ubuntu.zip 

como na tela abaixo:


Figura 4


Após isso, deve-se descompactar o arquivo por meio do comando unzip UFPAvpn-config-Debian-Ubuntu.zip, como na tela abaixo:


Figura 5


Agora, é só iniciar a conexăo por meio do comando sudo service openvpn@ufpa start. Contudo, deve-se lembrar que ao executar este comando, será solicitado o seu e-mail institucional da UFPA juntamente com sua respectiva senha, como na tela abaixo:


Figura 6


Para encerrar a conexăo, basta executar o comando sudo service openvpn@ufpa stop, como na tela abaixo:


Figura 7


Atencao.png

Observação: O(s) código(s) de programação mencionado neste Wiki é uma sugestão. Contamos com sua compreensão para o fato de que o CTIC não pode se responsabilizar por apresentar mais detalhes a respeito de sua implementação e utilização.


Contato icon.png

Caso esteja com dúvidas ou deseje obter maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, através dos telefones

(91) 3201-7288 | 8280 | 7391 | 7802 ou do e-mail atendimento@ufpa.br.


Atenciosamente,

CTIC/UFPA

Ferramentas pessoais