Antispam

De Wiki CTIC


Tabela de conteúdo

O que é Spam?

Spam é o termo usado para referir-se aos e-mails não solicitados, que geralmente são enviados para um grande número de pessoas. Quando o conteúdo é exclusivamente comercial, esse tipo de mensagem é chamada de UCE (do inglês Unsolicited Commercial E-mail).

O que é um Antispam?

São aplicativos instalados geralmente em servidores, mas também em programas de leitura de e-mail, com a intenção de interceptar mensagens não requisitadas pelo destinatário.

Problemas causados pelo spam

O spam pode afetar os usuários do serviço de correio eletrônico de diversas formas. Alguns exemplos a seguir mostram como a produtividade, a segurança, entre outros, podem ser ameaçadas.

Não recebimento de e-mails: Boa parte dos provedores de Internet limita o tamanho da caixa postal do usuário no seu servidor. Caso o número de spams recebidos seja grande, ele corre o risco de ter sua caixa postal lotada com mensagens não solicitadas. Se isto ocorrer, passará a não receber e-mails e, até que possa liberar espaço em sua caixa postal, todas as mensagens recebidas serão devolvidas ao remetente. Outro problema é quando o usuário deixa de receber e-mails nos casos em que regras antispam ineficientes são utilizadas, por exemplo, classificando como spam mensagens legítimas.

Gasto desnecessário de tempo: Para cada spam recebido, o usuário necessita gastar um determinado tempo para ler, identificar o e-mail como spam e removê-lo da caixa postal.

Aumento de custos: Independente do tipo de acesso à Internet utilizado, quem paga a conta pelo envio do spam é quem o recebe. Por exemplo, para um usuário que utiliza acesso discado à Internet, cada spam representa alguns segundos a mais de ligação que ele estará pagando.

Perda de produtividade: Para quem usa o e-mail como ferramenta de trabalho, o recebimento de spams aumenta o tempo dedicado à tarefa de leitura de e-mails, além de existir a chance de mensagens importantes não serem lidas, serem apagadas por engano ou lidas com atraso. Conteúdo impróprio ou ofensivo: Como a maior parte dos spams é enviada para conjuntos aleatórios de endereços de e-mail, é bem provável que o usuário receba mensagens com conteúdo que julgue impróprio ou ofensivo.

Prejuízos financeiros causados por fraude: O spam tem sido amplamente utilizado como veículo para disseminar esquemas fraudulentos, que tentam induzir o usuário a acessar páginas clonadas de instituições financeiras ou a instalar programas maliciosos, projetados para furtar dados pessoais e financeiros. Esse tipo de spam é conhecido como phishing/scam. O usuário pode sofrer grandes prejuízos financeiros, caso forneça as informações ou execute as instruções solicitadas nesse tipo de mensagem fraudulenta.

Como não se tornar um spammer

Muitas pessoas, mesmo sem perceber, em algum momento já enviaram uma corrente da sorte, uma lenda urbana ou algo parecido. Para não se tornar um spammer, mesmo entre amigos, é importante respeitar as seguintes dicas:

  • É recomendado, por exemplo, sempre preencher o campo do assunto com uma descrição significativa do conteúdo do e-mail. Dessa forma, o destinatário terá a opção de não abri-lo, caso não seja de seu interesse.
  • Procure informações a respeito dos diversos e-mails que receber. Muitos usuários, por desconhecimento, reiniciam a propagação de lendas urbanas ou boatos.
  • Antes de enviar um e-mail, reflita se o conteúdo será útil ou de interesse do grupo para o qual pretende remetê-lo.
  • Procure refletir antes de repassar e-mails suspeitos, tais como: boatos, lendas urbanas e até mesmo, golpes. Na dúvida, não envie.
  • Respeite o propósito e o formato das listas de discussão e demais fóruns na rede.
  • Não use listas de mala direta ou particulares de amigos de terceiros para enviar propaganda ou quaisquer divulgações pessoais.
  • Se decidir fazer marketing de sua empresa ou negócios na Internet, informe-se antes sobre as melhores práticas para este fim.

Manual de adesão ao Anti-spam

Você pode aderir ao anti-spam institucional de forma automática, o processo é muito rápido e é feito através do sistema de atendimento SAGITTA, faça o downloa do manual aqui

Resumo de quarentena

Periodicamente, você receberá um e-mail gerado automaticamente, informando que um e-mail dirigido a você foi colocado em quarentena porque o sistema antispam detectou como um possível spam. A partir desta notificação, você poderá excluir as mensagens caso você as considere como spam, solicitar a liberação das mensagens caso você acredite que não sejam spams ou ainda acrescentar a mensagem em uma lista negra ou branca.

Seta2.png É importante ressaltar que se nenhuma ação for tomada durante o prazo de 7 dias, as mensagens em quarentena serão excluídas automaticamente pelo sistema antispam.

Seta.png A figura 1, mostra de um exemplo de um e-mail em quarentena de spam. A seta vermelha mostra onde estão as ações a serem escolhidas. Apenas os e-mails em quarentena de spam poderão ser acrescentados em uma lista branca ou lista negra. As mensagens em quarentena de spam também são as únicas que sofrem liberação automática e instantânea, isto é, caso seja identificado que uma dada mensagem não seja spam, ao clicar na ação Liberar, esta mensagem será reenviada para o seu e-mail logo após o pedido.

Figura 1: Quarentena de Spam.

Seta.png A figura 2, mostra um exemplo de um e-mail em quarentena de conteúdo. As mensagens em quarentena de conteúdo não sofrem liberação automática. Caso seja solicitada a liberação de uma mensagem deste tipo, apenas será liberada com a aprovação do administrador do antispam.

Figura 2: Quarentena de Conteúdo.

Seta.png Quando for solicitada a liberação de um conteúdo, a próxima página mostrará um resumo das solicitações feitas pelo usuário (Figura 3).

Figura 3: Solicitação com sucesso.

Seta.png A figura 4, mostra de um exemplo de um e-mail com as listas brancas e negras. As listas brancas devem conter os endereços de e-mail de remetentes confiáveis, já as listas negras devem conter os endereços de e-mail de remetentes indesejáveis, como por exemplo spams.

Figura 4: Listas de remetentes confiáveis e bloqueados.


Contato icon.png

Caso esteja com dúvidas ou deseje obter maiores informações, entre em contato com a nossa Central de Atendimento, através dos telefones

(91) 3201-7288 | 8280 | 7391 | 7802 ou do e-mail atendimento@ufpa.br.


Atenciosamente,

CTIC/UFPA

Ferramentas pessoais